Como Comprovar Renda de Autônomo?

Estudantes que tentam ingressar em uma instituição de ensino superior, seja por cota de renda ou até mesmo no Prouni onde todos devem comprovar renda, passam por um dilema nas ocasiões onde familiares que trabalham como autônomos necessitam da comprovação para aprovação da renda de autônomo.

Muitos estudante acabam por serem reprovados na comprovação da documentação pelo fato de não saberem qual é a forma correta de comprovar a renda nestes casos, devido ao fato de existirem diversas formas.

Abaixo neste artigo estarei apontando quais são as formas de você comprovar a renda de autônomo. Vale destacar que esse processo é valido tanto para SISU, como para Prouni e FIES.

Extrato bancário

Uma das formas mais utilizadas pelos participantes é um extrato bancário dos últimos três meses. Esse tipo de comprovação é válida quando o profissional liberal recebe ou deposita seus rendimento em uma conta bancária. Nesta conta, ele deverá solicitar um extrato dos últimos três meses, para assim comprovar sua renda de autônomo.

Vale destacar que o valor médio de movimentação deve ser compatível com a renda declarada, se não o candidato será reprovado na comprovação dos documentos.

Declaração de IRPF para Renda de Autônomo ou Demais Declarações Tributárias

Outra forma utilizada para a comprovação de ausência de renda é a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que deve ser acompanhada de um recibo de entrega à Receita Federal, e da respectiva comprovação de restituição, quando houver.

Demais declarações tributárias também são válidas para comprovação de renda, desde que a renda declarada esteja de acordo com o programa.

Guia de Recolhimento do INSS

Outra forma de comprovação de renda de autônomo é com a guia de recolhimento do INSS. Este documento também é valido para a comprovação, pois é uma forma oficial de validar a renda declarada. A renda proporcional ao pagamento do INSS deve ser compatível com a renda declarada.

Veja esse vídeo para conhecer toda a documentação do Prouni.

Conheça o nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *