138 Enem 2020 – Um clube deseja produzir miniaturas em escala do troféu que ganhou no último campeonato. O troféu está representado na Figura 1 e é composto por uma…

138 PROVA AMARELA ENEM 2020)

Um clube deseja produzir miniaturas em escala do troféu que ganhou no último campeonato. O troféu está representado na Figura 1 e é composto por uma base em formato de um paralelepípedo reto-retângulo de madeira, sobre a qual estão fixadas três hastes verticais que sustentam uma esfera de 30 cm de diâmetro, que fica centralizada sobre a base de madeira. O troféu tem 100 cm de altura, incluída sua base.

A miniatura desse troféu deverá ser instalada no interior de uma caixa de vidro, em formato de paralelepípedo reto-retângulo, cujas dimensões internas de sua base estão indicadas na Figura 2, de modo que a base do troféu seja colada na base da caixa e distante das paredes laterais da caixa de vidro em pelo menos 1 cm. Deve ainda haver uma distância de exatos 2 cm entre o topo da esfera e a tampa dessa caixa de vidro. Nessas condições deseja-se fazer a maior miniatura possível. A medida da altura, em centímetro, dessa caixa de vidro deverá ser igual a
A) 12.
B) 14.
C) 16.
D) 18.
E) 20

Confira abaixo a resolução completa:

Solução comentada:

Neste exercício é solicitado para que seja calculado a medida em altura da caixa vidro, dando as condições para que o troféu possa ser colocado dentro da caixa.

A primeira informação que temos é que as medidas da base da caixa são de 8CM e 10CM.

O exercício ainda destaca que a base do troféu deve deixar uma distância de pelo menos 1 cm entre o troféu e as extremidades da caixa.

Logo, devemos em exercícios assim analisar o pior caso. Como já temos as dimensões da caixa, vamos utilizar aquela que tem o menor lado, pois a condição deve satisfazer esse lado na pior hipótese.

Sabemos que o menor lado da caixa tem 8 cm, como deve sobrar pelo menos 1 cm em cada lado, sobram então 6 cm para colocar o troféu (8 – 1 -1 = 6).

Sabemos então que escala é:

E = \frac{Tv}{Tr}

Onde Tv é o tamanho virtual (miniatura) e Tr é o tamanho real.

No nosso caso Tv = 6 cm, e Tr = 50 cm.

E = \frac{6}{50}

Como queremos saber o valor da altura da miniatura, utilizamos esta mesma escala para descobrir a altura X da miniatura, já que sabemos que a altura real é de 100 cm. Logo:

E = \frac{x}{100} = \frac{6}{50}

Portanto, isolamos X passando o 100 multiplicando para a direita:

x = \frac{6*100}{50}

Logo, resolvendo esta conta temos que:

x = 12 cm

Sabemos que a altura do troféu será de 12 cm. Mas o exercício quer saber a altura da caixa. Para isso, vale destacar que no enunciado diz que deve haver uma distância de 2 cm do troféu e da tampa da caixa, portanto somamos 2 ao valor da altura da miniatura do troféu:

x = 12 + 2 = 14 cm

Logo a altura da caixa será de 14 cm, alternativa B.

Gabarito 138 ENEM 2020: B

Confira a resolução de todos os exercícios do Enem.

Confira aqui mais resoluções no site.

Quer tirar mais de 700 em Matemática no Enem?

Conheça o e-book onde você vai aprender todas as estratégias e macetes para conseguir resolver os exercícios de matemática do Enem de uma forma:

  • Muito mais organizada;
  • Mais rápida;
  • Economizando contas;
  • Analisando os exercícios.

Adquira já o seu aqui.