Universidades de Engenharia Elétrica: confira o top 5 segundo o MEC

A engenharia elétrica é uma das principais engenharias existentes. Pelo seu grande papel na evolução da tecnologia, esta engenharia tem ao longo dos anos conquistado milhares de admiradores e também estudantes. Devido a isso, na hora de escolher a universidade é importante saber quais são as melhores universidades de engenharia elétrica segundo o MEC.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é uma engenharia generalista, isto é, ela permite que o estudante possa trabalhar em diversas frentes diferentes. Porém, mesmo com isso, muitos estudantes não tem essa informação. Devido a isso, neste vídeo, estou explicando aonde o engenheiro eletricista pode trabalhar, o que ele pode fazer, com o que ele pode trabalhar.

O engenheiro eletricista pode trabalhar na construção civil, com o desenvolvimento de projetos elétricos. Ele é muito importante por ser o cara responsável em adequar o projeto no padrão da concessionária de energia de cada estado, para assim a entrada de serviço passar por uma avaliação e posterior aprovação pela empresa de energia.

Além disso ele também pode trabalhar com sistemas de potência, no caso a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele pode trabalhar nas usinas geradoras de energia, de todos os tipos, além de trabalhar em subestações e concessionárias de energia, operando o sistema elétrico de energia.

O engenheiro eletricista também pode trabalhar com fontes de energia alternativa, como a energia solar, energias eólica e a energia de biogás, energias estas que vem crescido muito nos últimos anos.

Considerando todos esses fatores, se torna claro porque muitas pessoas optam por cursar engenharia elétrica. Mas afinal de contas, qual foi a melhor universidade de Engenharia Elétrica no Brasil?

Avaliação MEC – CPC

A escolha das cinco melhores universidades pelo MEC é baseado no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é basicamente uma nota atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) para as universidades, de acordo com alguns critérios como:

  • Estrutura da universidade;
  • Biblioteca;
  • Corpo docente;
  • Oportunidades científicas;
  • Avaliações dos alunos.

O conceito varia suas notas de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima possível de ser atribuída a uma universidade.

Nesta pesquisa utilizamos o ranking de 2017.

Melhores universidades de engenharia elétrica

Considerando que a universidade que está em primeiro lugar apareceu mais de uma vez no ranking, definimos as 5 primeiras sem repetição de universidade:

  1. Instituto Militar de Engenharia (IME) – Universidade Pública – Rio de Janeiro – CPC = 4,5090
  2. Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Universidade Privada – Caxias do Sul – CPC = 4,3353
  3. Instituto de Tecnologia e Aeronáutica (ITA) – Universidade Pública – São José dos Campos – CPC = 4,0293
  4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Universidade Pública – Florianópolis – CPC = 3,9938
  5. Centro Universitário FACVEST (FACVEST) – Universidade Privada – Lages – CPC = 3,9101

No vídeo abaixo temos mais informações sobre as universidades.

Conheça mais sobre as áreas engenharia e dos cursos técnicos no canal Ensino de Potência.

Se desenvolva, conhecendo o site: Ensino de Potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *