Porcentagem de Financiamento do Fies e comprometimento de renda

O Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal utilizado por estudantes da rede privada de ensino superior para financiar seus cursos de graduação, uma vez que estes estudantes não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades ao longo da graduação. Dois dos grandes questionamentos do Fies são em torno da porcentagem de financiamento do Fies e do grau de comprometimento de renda, por isso vamos esclarecer agora para você.

Comprometimento de renda

Comprometimento de renda é um índice para avaliar o quanto a sua renda será comprometida com algo. No caso de um curso em uma universidade privada é o quanto sua renda bruta será comprometida com a mensalidade do curso. Para casos onde existe um grande comprometimento de renda o Fies auxilia os estudantes través do financiamento.

Como calcular o comprometimento de renda:

O comprometimento de renda do Fies é calculado dividindo a mensalidade do curso com desconto, pela renda bruta da família e multiplicando o resultado por 100. Confira:

Exemplo:\\ 
\ \\
Mensalidade\ do\ curso: R\$\ 2.000,00\\ 
\ \\
Renda\ bruta\ per\ capita\ da\ família: R\$\ 5.000,00\\ 
\ \\
Comprometimento=\frac{2.000}{5.000}*100\\
\ \\
Comprometimento=40\%\\
\ \\

Neste caso do exemplo temos então um comprometimento de renda de 40%.

Porcentagem de financiamento do Fies

  • Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:
  1. até 100% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60%;
  2. até 75%  de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% e menor de 60%;
  3. até 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
  • Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos:
  1. até 75%  de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40%;
  2. até 50%   de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
  • Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 15salários mínimos e menor ou igual a 20salários mínimos:
  • até 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20%.

No quadro a seguir resumimos essas informações:

**: Neste caso o comprometimento de renda é superior a 20% e não até 40%.

Confira no vídeo abaixo mais detalhes a respeito dessas informações.


Cronograma FIES 2021/2

O Financiamento Estudantil (FIES) é um programa que oferece financiamento para estudantes de baixa renda que estejam cursando faculdade em uma instituição de ensino superior privada, o estudante deve possuir uma renda per capita de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para você participar do FIES basta você ter feito ao menos uma edição do Enem de 2010 a 2020, com média superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação.

Confira o cronograma do FIES 2021/1:

  • Inscrições: de 27 a 30 de julho
  • Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto
  • Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto
  • Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).
  • 1º período de Inscrição em vagas remanescentes: 8 a 10 de setembro (para candidatos não matriculados e matriculados);
  • 2º período de inscrição em vagas remanescentes: de 27 a 29 de outubro (para matriculados)

Confira tudo sobre o Prouni.

Confira aqui mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *