Engenharia é muito difícil?

Muitas pessoas sentem vontade de cursar engenharia, por se tratar de uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho, com um curso reconhecido no mundo todo. Mas paralelamente a estas pessoas sentirem a vontade de cursar, muitas pessoas também tem a seguinte dúvida sobre o curso: é muito difícil? O nível de dificuldade é tão grande que muitas pessoas não tem capacidade de aprender?

A dificuldade de fato existe, mas ela não é nada próxima ao que muitas pessoas afirmam. Muitas pessoas consideram cursar engenharia um nível de dificuldade próximo a você conseguir trabalhar na NASA, mas não é assim. Lógico que vai depender de universidade para universidade, de engenharia para engenharia, de professor para professor e de estudante para estudante. Mas de um modo geral não é impossível.

Construção do conhecimento na engenharia

O conhecimento que você irá obter na engenharia é um conhecimento construtivo, não vai cair de bandeja para você resolver um problema de engenharia sem ter os conhecimentos mínimos a respeito daquele problema. Para tudo tem um motivo na forma que as matérias são dispostas na grade curricular do curso. Por isso, ela não é tão difícil quanto algumas pessoas tratam.

No início do curso você verá disciplinas como cálculo, geometria analítica, álgebra linear, computação, probabilidade e estatística, física, mecânica, resistência dos materiais, etc. Essas matérias elas fazem parte do ciclo básico da engenharia, que basicamente são os conhecimentos básicos que todo engenheiro deve ter. Esses conhecimentos são ferramentas para aquelas que são as disciplinas específicas de cada engenharia.

Depois que você aprende as disciplinas do ciclo básico, você está preparado para as disciplinas da grade avançada, pois você já tem os conhecimentos mínimos necessários para entender todo o mundo da sua engenharia. Assim você vai entender todo o desenvolvimento, a teoria e a prática.

Quando você está em uma disciplina específica, constantemente será notado o uso de conceitos de cálculo, equações, física e mecânica. Pois estes estão presentes em tudo relacionado a prática, uma vez que a engenharia é aplicação da disciplinas de exatas na prática, é uma ciência aplicada.

No vídeo abaixo explicamos um pouco mais sobre esse tema, contando a experiência do Eduardo após sua graduação.

Por isso, mais uma vez destacamos para você: não precisa se preocupar com questões de dificuldade. Apenas se preocupe em estudar, se dedicar e alcançar seus sonhos, seja eles quais forem. Como já dizia uma mente brilhante “as dificuldades foram feitas para serem superadas.”

Conheça mais sobre engenharia no canal Ensino de Potência.

Se desenvolva, conhecendo o site: Ensino de Potência.