Nesta segunda-feira, 05 de julho, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deram início ao período de adesão das universidades ao Sistema de Seleção Unificada (Adesão das Universidades ao SISU 2021/2). Confira abaixo todos os detalhes.
Adesão das Universidades ao SISU 2021/2
A partir dessa segunda feira, 5 de julho, as universidades públicas que tiverem interesse de ofertar vagas no SISU 2021/2 podem estar acessando o sisu gestão e informando ao Ministério da Educação todos os cursos e vagas que estarão sendo disponibilizadas nesta edição do programa.
O prazo final para que as universidades estejam aderindo ao programa é o dia 9 de julho. Portanto as universidades tem até esta sexta-feira para fazer o cadastro dentro do sistema de seleção para ofertar as vagas disponíveis para o segundo processo seletivo de universidades públicas organizado pelo Inep por meio da nota do Enem 2020.
Abaixo você pode consultar o edital da segunda edição do SISU.
Confira abaixo informações sobre os cronogramas do SISU 2021/2.
Como funciona o SISU
O Sistema de Seleção Unificada é um programa que oferta vagas em universidades públicas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino médio realizado no último ano. O SISU é organizado pelo Inep e pelo MEC. Nesta edição do SISU 2021/2 será utilizado a nota do Enem de 2020 que foi realizado no ano de 2021 devido as questões da pandemia do Covid-19.
Para o participante concorrer a uma vaga no SISU ele deve ter feito a última edição do Enem e não pode ter zerado a redação. Essas são as únicas duas regras para participar do programa.
Universidades podem optar por impor mais regras específicas a seus cursos, como algumas universidades definem que a média mínima para concorrer é de 500 pontos. Para ter acesso a essas informações de sua universidade específica você deve acessar a descrição da vaga na página do SISU
Cronograma SISU 2021/2
Para participar do Sistema de Seleção Unificada 2021/2 (SISU 2021/2) o participante precisa ter feito o Enem 2020 e ter obtido nota superior a zero na prova de redação.
Veja o cronograma:
- Inscrições: 3 a 6 de agosto
- Resultado: 10 de agosto
- Lista de espera: 10 a 16 de agosto
Confira tudo sobre o Prouni.
Confira aqui mais informações.