A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio de seu Núcleo de Concursos informou, ontem 15 de março, que as provas do Vestibular UFPR 2021 estão novamente adiadas. Este novo adiamento (o segundo) ocorre novamente devido a situação emergencial vivenciada na região sul devido a pandemia do coronavírus.
O núcleo de concursos garantiu ainda, por meio do comunicado, que a nova data da aplicação das provas será definida no momento em que se tenham segurança adequada para a realização da prova, tanto na capital do estado, Curitiba, quanto nas cidades do interior do Estado do Paraná.
Confira aqui o comunicado:
Vestibular daa UFPR
O vestibular da Universidade Federal do Paraná é separado em primeira fase e segunda fase. Na primeira, a composição é feita por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, dividas na seguinte forma:
- 6 questões de literatura;
- 12 de língua portuguesa;
- 8 de língua estrangeira (alemão, espanhol, inglês, italiano, japonês ou polonês);
- 9 de matemática;
- 9 de biologia;
- 9 de física;
- 9 de química;
- 5 de filosofia;
- 9 de geografia;
- 9 de história;
- 5 de sociologia.
Já na segunda fase os candidatos respondem 10 questões discursivas, onde três são de língua portuguesa e sete de disciplinas específicas ao curso escolhido, por exemplo: engenharia é matemática e física.
Vestibulares utilizando do Enem
Devido a pandemia, para evitar maiores aglomerações e contato social, muitas universidades e institutos estão deixando de realizar seus vestibulares próprios e estão aderindo ao Enem como forma de ingresso em suas instituições.
Isso tem gerado uma determinada polêmica por parte dos estudantes do último ano de ensino médio, já que nas edições do exame aqueles que fizeram a prova a realizaram como treineiro. Deste modo, estes estudantes não poderão participar do processo seletivo pois sua inscrição não é permitida.
Conheça o canal Ensino de Potência.
Fique por dentro de tudo no nosso site.