Cursar engenharia é o sonho de muitas pessoas. Estudantes que acreditam ter uma determinada facilidade com as disciplinas de exatas como matemática, física e química pensam e analisam em cursar engenharia. Além disso propriamente as pessoas que tem aptidão pela área também pensam em fazer este curso. Porém, um dos grandes questionamentos destas pessoas é quais são as dicas mais importantes para quem vai estudar? O que é importante fazer durante a graduação.
Dicas para quem vai fazer engenharia
Muitas pessoas pensam que a graduação de engenharia é apenas cursar as disciplinas, fazer um trabalho de conclusão de curso, um estágio, e pegar o diploma. Estas pessoas estão muito enganadas, a engenharia vai muito longe disso tudo. É interessante que o estudante fique atento a outras questões, para assim se formar um profissional diferente e mais completo.
Algumas coisas que são interessante para os estudantes de engenharia que irão agregar em seu currículo são projetos extracurriculares. Estes projetos geralmente contribuem com:
- Experiências;
- Informações;
- Vivências;
Repare que são coisas que irão agregar de maneira positiva para o estudante de engenharia. Uma vez que estas experiências nem sempre são possíveis dentro da sala de aula de engenharia, local este onde o objetivo maior é o compartilhamento de conhecimento teórico.
Uma das principais reclamações das pessoas que se formam em engenharia e encontram no mercado de trabalho é a necessidade de experiência. Porém, é muito difícil você conquistar essas experiências se ao longo da graduação você não tem muito tempo para trabalhar (principalmente para quem faz engenharia integral).
Por isso, a principal dica em relação aos projetos na engenharia, é que eles irão te ajudar a ter experiência. Adquirindo isso, você terá muito mais facilidade depois no mercado de trabalho.
No vídeo abaixo o Eduardo compartilha com você mais experiências e dicas para estudantes de engenharia! Confira:
Conheça mais sobre engenharia no canal Ensino de Potência.
Se desenvolva, conhecendo o site: Ensino de Potência.